Observação de Aves em Monte Alegre do Sul/SP e a Pousada da Fazenda.


Monte Alegre do Sul é uma pequena cidade situada no “Circuito das Águas Paulista” e distante 130 km da capital. A região foi muito devastada no final do Séc. XIX, início do Séc. XX pelo do plantio de café, mas Monte Alegre teve boa recuperação ambiental e o turismo, principalmente o rural, ganhou força.

A Pousada da Fazenda é um bom destino turístico, por seu valor histórico e pelo apoio que presta para a observação de aves no local e no município.

A lista de aves do município já passa de 280 espécies, 265 dessas ilustradas com fotos ou gravação de voz no site Wikiaves (http://www.wikiaves.com.br/cidade.php?c=3531209).

Na Pousada podem ser vistas 15 espécies de beija-flores, entre essas o estrelinha ametista(Calliphlox amethystina) e o bico-reto-de-banda-branca (Heliomaster squamosus).

Também podem ser encontradas lá a suindara (Tyto alba) e, um pouco mais difícil, a murucututu-de-barriga-amarela (Pulsatrix koeniswaldiana).

Na zona rural do município podem ser vistos o urubu-rei (Sarcoramphus papa) , o gaviãopega-macaco (Spizaetus tyrannus) , o pica-pau-rei (Campephilus robustus), o tangará (Chiroxiphia caudata) e o gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala).

Havendo interesse do observador de aves (ou grupo) , guias que atuam na região podem ser contratados para auxiliarem na atividade,
como Geiser Trivelato (geiser.trivelato@gmail.com)
e Thomaz Raso (thomazraso@hotmail.com).

Veja a lista de aves de Monte Alegre do Sul, conforme o Wikiaves.

Ver a lista

site by Frequência